quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Eu tenho um amigo gay.

Vivemos em uma época onde a homossexualidade crescentemente tem sido estimada, exaltada e retratada como um comportamento bom e que não há nada de intrisicamente ruim nele. De fato, é vista como uma expressão sexual absolutamente válida, estando em pé de igualdade com a heterossexualidade. É dito também que no passado recente, ela não era bem aceita devido a heteronormatividade(o que quer que seja isso) e também culpa de uma sociedade "machista, católica, branca e burguesa". Frente a esta situação, muitos cristãos não sabem como reagir, enquanto outros simplesmente não reagem. Não tenho como objetivo tratar da questão de como lutar em defesa do Cristianismo, ainda exercendo o seu papel de cidadão neste post. Eu venho tratar de outro ponto, ainda mais importante.

Você, cristão confesso, que manifesta opinião contrária ao casamento gay e também ao estilo de vida homossexual, como proceder em uma situação onde você tem entre seus amigos, alguém (ou mais de uma) que escolheu este estilo de vida para si? 

Primeiro, esta experiência não difere muito de evangelização para alguém que lhe é próximo e muito lhe importa, mas não é cristão e nem cogita ser. Lucas 12:51-53 é dito que por conta do evangelho, as pessoas se sentirão ofendidas - e indo mais longe, se o evangelho não ofender o homem, certamente você está pregando o evangelho errado. Segundo, é importante ressaltar que isto é atenuado por todo o contexto socio-cultural a qual estamos inseridos, onde prega-se uma "tolerância" que, na linguagem politicamente correta, é o mesmo que mentir para agradar(ao menos, pessoas honestas ao analisarem o que se pratica hoje por "tolerância", é exatamente isso). Além disto, há o individualismo ("A vida é minha. Faço o que quiser com ela"). 

Então, o que deve ser feito? A primeira coisa, evidentemente, é orar. É dito que o seu amor por uma pessoa é medido pode ser medido por quantas vezes você ora por ela, e para o cristão que busca a Deus, não creio que isto seja uma mentira. Então, ore para que Deus lhe abra os olhos e traga para à verdade do Evangelho, para que Deus os convença do Seu amor através da vicária de Jesus Cristo(João 3:16). 

Ore por sabedoria para quando for falar a ele. E não apenas, leia e se informe. Uma dica seria livros como "Apologética para questões difíceis da vida", de William Lane Craig (aqui eu postei um trecho do livro, que trata exatamente de algumas questões acerca da homossexualidade).  Assim sendo, você terá respostas para as esperadas objeções deles, o que é importante. E ainda neste ponto, você deve saber que sentir desejos homossexuais não é pecado em si mesmo, e sim alimentá-lo com pensamentos (cobiça) e externá-lo em atos(o consumo de pornografia, por exemplo) e lembrar a este seu amigo sobre estes fatos.

Você deve, também, se comportar como um cristão quando estiverem próximos (acho que não preciso dizer que deve faze-lô sempre, huh?), afim de que seja um exemplo para ele(a), e externe a mudança que Cristo fez em você(I Pedro 3: 1-2). 

E no final, continue orando, vivendo uma vida cristã de acordo com a vontade de Deus. Pois a salvação vem de Deus(Efésios 2:8), e a Ele deve ser creditada qualquer e toda obra.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário